Twitter

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2010 um ano que marcou o Rap Nacional

Vivemos momentos de extrema tristeza e revolta como quando perdemos a Rainha do Rap Nacional Dina Di de uma forma tão inesperada, uma negligência levou a Rainha.

Mas como já foi dito morre o corpo, mas não a história, sem dúvidas Dina Di entrou para a história, é impossível falar de rap nacional e não lembrar dela .

E finalmente após 07 anos de impunidade foi condenado a 14 anos de prisão o homem que assassinou o eterno mestre do Canão Sabotage. Nada trará Sabotage de volta, mas ele permanece vivo, em cada mano que veste a camisa com seu nome, em cada mano que continua cantando e vivendo que “Rap é Compromisso Não é Viagem”.

2010 também foi o ano de lançamentos de vários vídeo clipes de rap nacional, um dos manos que ajudaram nessa popularização e maior qualidade nos vídeos foi o Vras 77 que também faz parte da equipe do Portal Rap Nacional.

Por falar em lançamentos CDs também chegaram as ruas entre eles : Mudança , MixTape O Jogo, Questão de Honra, Na Cena , Um Por Todos , Emicidio , Das Ruas Pro Mundão, Exército dos Excluídos, Rimas de Sangue, Us Verdadeiros Num Cai, nossa foram vários me desculpem se faltou alguém .

O Rap Nacional mostrou mais uma vez toda a sua força e uma grande mobilização trouxe de volta o programa Manos e Minas para o ar. Em falar em televisão impossível não mencionar a participação do mensageiro da verdade MV Bill na novela Malhação.

E o rap esse ano conquistou mais espaços para shows graças ao Projeto Origens que levou shows de rap nacional para o centro de São Paulo, A festa do Don Pixote que levou grandes nomes da nossa musica para a Vila Madalena, A Cartada que agitou a zona leste.

E como não falar das junções de rappers, “A Gang“, ” A Cartada” e agora chegando para somar também ” Na Cena”, vários rappers compartilhando o mesmo palco,e multiplicando no rap.

Shows de rap nossa foram muitos : O Rap Festival, Dexter e Convidados , Mixtape O Jogo, show de aniversario do Portal Rap Nacional, 100 % Favela , Lançamento do novo álbum do Consciência Humana , Lançamento do Ordem Própria, Lançamento do A286 e tantos outros por todo o Brasil.

E sem duvidas a literatura já é o quinto elemento, rappers lançando livros com Poeta Gog. Saraus espalhados pelos quatro cantos da periferia, Cooperifa, Sarau do Binho , Sarau da Fundão, Sarau do Ademar, Sarau do Buzo, Sarau da Brasa.

Esse ano também aconteceu o Prêmio Preto Ghóez, que premiou 135 iniciativas voltadas ao hip-hop em todo o país.

E os belos projetos sociais como o Periferia Ativa, localizado no Capão Redondo que oferece gratuitamente para as crianças da região diversas aulas e oficinas.

Esse foi 2010 para o rap nacional , claro que em poucas linhas fica difícil para falar de tudo que rolou , mas quem vive o rap como nós vivemos sabe , porque sentiu na pele , cada emoção cada tristeza.

Temos é claro muito o que melhorar , evoluir , é preciso corrigir os erros , aprender com as falhas , mas essa lição deve ser aprendida no dia a dia.

O rap nacional é forte , e continua sendo a voz da periferia que bate de frente contra a opressão do inimigo.

É o Rap que diz “ Tamo Junto” , “‘É Nois” esses são os nossos dialetos , nossa forma de união de vencer o individualismo, porque somente venceremos unidos .

E para que realmente 2011 seja um ano novo, que a sede de justiça permaneça viva em cada um de nós, porque a luta continua.

Faça você também a sua reflexão. Rumo a 2011…Com muito Rap Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APROVEITANDO QUE VOCÊ CLICOU AQUI FAZ UMA VISITA NO MEU CANAL DO YOUTUBE SE INSCREVE, DEIXA O LIKE, COMENTÁRIO, ATIVE O SININHO E COMPARTILHA. https://www.youtube.com/channel/UCLOrnz_yKXnih0wyTZYpAAg